Pterígio

O Pterígio é um crescimento fibrovascular em formato triangular que avança sobre a córnea.

Sua principal causa é a exposição crônica à luz solar (raios UV)

O paciente com pterígio costuma queixar-se de irritação ocular crônica, ressecamento ocular, inflamação e hiperemia ocular recorrentes (olhos sempre vermelhos).

O tratamento inicialmente é feito com o uso de lágrimas artificiais (lubrificantes oculares) e, em alguns casos, colírios anti inflamatórios, por curto tempo.

Quando avança muito sobre a córnea, o pterígio pode induzir astigmatismo e, até, comprometer o eixo visual. Sendo assim, nos casos em que passa à interferir na visão, quando o paciente deseja corrigir a parte estética, ou quando a irritação ocular não melhora mesmo em vigência do tratamento clínico (com colírios), o tratamento cirúrgico é indicado.

A cirurgia consiste na retirada desse tecido fibrovascular que está sobre a córnea e realização de um transplante de conjuntiva, removida desse mesmo olho e posicionada sobre o local de onde foi removido o pterígio. Esse transplante é realizado afim de reduzir a taxa de reincidência, que é por volta de 10% nessa cirurgia. A nova conjuntiva pode ser posicionada com a realização de sutura ou cola de fibrina. A técnica com cola de fibrina chegou para tornar a cirurgia mais rápida e eficiente, e o pós operatório mais cômodo e recuperação mais veloz.

O Pterígio, quando não tratado de
forma adequada, pode trazer
sérios danos a visão.

A Cirurgia é simples e pode reverter esse quadro rapidamente, vamos agendar?