Adaptação de lentes de contato

As lentes de contato representam uma modalidade de correção óptica

ou seja, correção do grau, seja ele Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e até a Presbiopia.

Alguns motivos levam o paciente à iniciar o uso das lentes de contato. Por exemplo:

  • Estética: Pacientes que buscam melhorar a aparência e consequentemente, a auto estima.
  • Não adaptação / impossibilidade de uso de óculos: Pacientes que não se adaptam ao uso de óculos. Seja ele monofocal ou multifocal.
  • Altos graus ou diferença considerável de grau entre os olhos: São pacientes que podem apresentar melhor qualidade visual com o uso das lentes de contato.
  • Praticantes de esportes / atividades ao ar livre: Paciente que buscam maior independência e conforto nessas ocasiões.

Sendo assim, quando um paciente deseja iniciar o uso de lentes de contato por qualquer que seja o motivo, é necessário agendar uma consulta oftalmológica, onde que serão avaliados o grau da lente e as condições da superfície do olho do paciente, entre outros aspectos da saúde ocular. Após essa avaliação, o médico poderá definir a possibilidade e as condições de utilização dessas lentes.

Estando apto para o uso das lentes, o paciente irá realizar o Teste de Lente de contato na própria clínica. Esse teste é feito sob supervisão médica para que seja encontrada a lente ideal para o seu caso, buscando sempre um resultado individualizado visando conforto e a melhor qualidade visual possível.

Com o avanço da tecnologia, as lentes de contato hoje conseguem corrigir amplamente os diversos tipos de grau. Existem as lentes mais simples que corrigem a miopia (Lentes negativas) e hipermetropia (lentes positivas), além das lentes tóricas, que permitem a correção do astigmatismo. Para os pacientes na fase da Presbiopia, existem as lentes Multifocais e também a modalidade de Monovisão, que apresenta excelentes resultados nesses casos.